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Sergipe tem um dos maiores investimentos em rodovias do país
Um investimento consistente e consorciado com um dos princípios basilares da administração estadual: a promoção do desenvolvimento.

Assim, o Governo do Estado vem realizando o que já pode ser considerado, proporcionalmente, um dos maiores investimentos em infraestrutura rodoviária do país e, de longe, o maior já visto na história de Sergipe atingindo todas as suas regiões e proporcionando a dinamização de cadeias produtivas, o estímulo a investimentos e, sobretudo, o benefício à qualidade de vida da população sergipana. Do início da administração, em 2007, até 2013, cerca de R$ 700 milhões foram investidos na manutenção, melhoramento, reconstrução e implantação de estradas e rodovias, proporcionando a intervenção em mais de 1.400 quilômetros.

De uma das primeiras obras realizadas, a recuperação da rodovia SE-100, no trecho entre Pirambu e Japaratuba, ainda em 2007, até os dias atuais, o que se pode constatar é uma verdadeira revolução no quesito rodovias estaduais em Sergipe. Obras marcantes como a Rota do Sertão, com seus 216 km beneficiando diretamente 10 municípios e inúmeros povoados, passando pela Rota da Integração, com seus 111 km, e também beneficiando diretamente outros 10 municípios, além da rodovia Lourival Baptista, artéria fundamental para a região Centro-Sul e uma das mais movimentadas do estado, são a prova inconteste do compromisso com o desenvolvimento, com o aprimoramento logístico necessário ao escoamento dos produtos locais e ao surgimento de novas iniciativas.

Eficiência e Segurança

O investimento nas rodovias também trouxe a reboque a dinamização de uma cadeia produtiva que hoje emprega milhares de pessoas no interior do estado, as cooperativas de transporte. Com a revolução proporcionada pela Rota do Sertão, por exemplo, todas as sedes municipais entre o Agreste e o Alto Sertão contam com linhas regulares do chamado transporte alternativo, oferecendo mais uma opção eficiente para a locomoção da população.

“Nós aqui, por exemplo, levávamos quase 50 minutos para chegar à Itabaiana. Hoje, esse roteiro é feito em 20 minutos. Isto fez com que a cooperativa se fortalecesse e o investimento que fizemos desse retorno. Além disso, a nova estrada diminuiu sensivelmente os custos de manutenção que tínhamos com as quebras de molas, peças de suspensão e pneus”, afirma Antônio de Lima, que há oito anos é motorista da linha entre Itabaiana e Ribeirópolis da Cooperativa de Transporte do Sertão, Coopersertão.

Incentivo Econômico

Com o incentivo econômico através das novas atividades dinamizadas com o benefício de uma nova estrada, diversos segmentos percebem as melhorias. Uma das demonstrações disso foi explicitada pelo empresário e ex-presidente da Associação Comercial de Itabaiana, José Carlos Tavares, que há 10 anos comanda a conhecida churrascaria Riacho Doce, às margens da BR-235, em Itabaiana.

“Na mesma semana que foi inaugurada a Rota do Sertão, já começamos a perceber uma melhoria do nosso movimento, uma vez que muitas pessoas decidiram fazer o roteiro turístico até Canindé de São Francisco por uma pista renovada e mais segura. No retorno, muitos param aqui. Precisamos de muitos outros investimentos para tornar nossa economia muito mais competitiva e aumentando cada vez mais o ‘celeiro’ de empregos que é Itabaiana”, afirmou o empresário, com foco numa evolução permanente.

Novas Pistas

Também já estão prontas e brevemente serão oficialmente inauguradas as rodovias Canhoba/Aquidabã (20 km), num investimento de R$ 19 milhões; Tomar do Geru/Itabaianinha (18km), num investimento de R$ 12 milhões; a rodovia Siriri/Divina Pastora (10 km), num investimento de R$ 7,9 milhões, além da rodovia ligando Rosário do Catete a General Maynard (8 km), fruto de um investimento de R$ 5 milhões.

Toda essa estratégia de desenvolvimento foi coroada com a recente sanção da lei que autoriza o Estado de Sergipe a contratar a operação de crédito do programa Proinveste, cujo Plano de Trabalho contempla a realização de diversas obras de infraestrutura rodoviária que consolidam, definitivamente, o papel divisor de águas da atual administração estadual que, cumprindo o seu papel, deixa marcas indeléveis na história do desenvolvimento sergipano.

Fonte: Ascom ASN
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